II Fórum Nacional de Saúde Ocular

Uma ação inovadora, capaz de mobilizar mais de 2.000 oftalmologistas, despertar a atenção do poder público e conquistar o apoio de autoridades de todo o país. Assim foi o II Fórum Nacional de Saúde Ocular, realizado em 5 de setembro de 2007, nas dependências da Câmara dos Deputados, como parte do XXXIV Congresso Brasileiro de Oftalmologia.

A segunda edição do Fórum teve como propósito discutir a situação da assistência oftalmológica e as causas prevalentes de cegueira no Brasil e fomentar a elaboração e implementação de programas que possam oferecer soluções aos problemas detectados. Promovido pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), com o apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o II Fórum Nacional de Saúde Ocular ocupou os auditórios Nereu Ramos, Freitas Nobre, e quatro plenários do Departamento de Comissões.

Uma ação emblemática marcou o II Fórum Nacional de Saúde Ocular: antes de iniciarem as sessões na Câmara dos Deputados, mais de dois mil oftalmologistas, usando jalecos brancos, deram as mãos, em frente ao Congresso Nacional, ao redor de um tapete com 25 metros de diâmetro, formando um dispositivo gráfico humano com feitio de olho.

Todos os parlamentares receberam uma pauta de reivindicações chamada de “Compromisso com o Futuro”, composta por itens como: implementação de um programa permanente visando à erradicação da cegueira por catarata; reativação dos centros de retinopatia diabética e de retinopatia da prematuridade; criação de condições operacionais para a manutenção dos Bancos de Olhos e credenciamento universal no SUS dos oftalmologistas filiados ao CBO, entre outros.

Durante o II Fórum, foi apresentado o projeto Olhar Brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação e Cultura, em parceria com o CBO, que visa à ampliação do acesso da população ao atendimento oftalmológico. O principal objetivo desta ação é identificar problemas oculares nos alunos matriculados nas escolas públicas, de 1ª a 8ª série, e nos participantes do programa Brasil Alfabetizado, prestando assistência oftalmológica com o fornecimento de óculos em caso de erro de refração.

A Câmara dos Deputados também foi palco para uma exposição com 40 painéis que apresentavam dados do relatório “As condições de saúde ocular no Brasil”. Com esta iniciativa, parlamentares, servidores da Câmara e do Senado e todos que passaram pela Casa entre os dias 04 e 15, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os problemas oftalmológicos que afligem nossa população.