III Fórum Nacional de Saúde Ocular

III Fórum Nacional de Saúde Ocular

Numa iniciativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Câmara dos Deputados, Senado Federal e Ministério da Saúde, o III Fórum Nacional de Saúde Ocular, realizado dia 30 de outubro de 2009, no Senado Federal (auditório Petrônio Portela), em Brasília, deu um importante passo no sentido de construir as almejadas políticas destinadas a garantir a equidade social em todos os níveis da saúde ocular do brasileiro. 

A avaliação positiva é de toda a equipe que esteve envolvida com a sua organização e baseia-se no comprometimento demonstrado pelos 400 políticos, oftalmologistas e demais participantes que prestigiaram o evento, bem como da conscientização que tiveram os gestores de saúde, sobre a importância da implantação da Política de Atenção à Saúde Ocular. 

O programa estabelecido pelo Fórum discutiu a operacionalização da nova Política Nacional de Atenção em Oftalmologia; os problemas visuais mais preocupantes no Brasil; o projeto Olhar Brasil; e, ainda, a implantação de programas e soluções para a dificuldade de captação e transplante de córneas.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, disse na abertura do Fórum, que "em certa medida nós ainda estamos na pré-história tanto da ciência, quanto do compromisso social". Em contrapartida, destacou que os parlamentares sairiam do espaço de debates mais animados, "para produzir mais e melhor, na Câmara e no Senado, projetos contemplando a área oftalmológica em favor da população". 

Com envolvimento histórico nas edições do Fórum, por ter proposto a sua realização no Senado Federal, a senadora Lúcia Vânia o considerou como uma oportunidade de extrema relevância para a saúde pública, com o objetivo de, "debater a implantação de políticas públicas competentes, para que o país avance na prevenção da cegueira e das enfermidades que atingem especialmente a parcela mais carente da população". 

O senador Flávio Arns, justificou a importância da Política Nacional de Atenção em Oftalmologia, lembrando que a mobilização de todos na preservação, identificação precoce e no atendimento dos problemas da visão, tem impacto imediato no sentido de combater "o isolamento social e a capacidade laborativa das pessoas". 

Além do deputado Arlindo Chinaglia e dos senadores Lúcia Vânia e Flávio Arns, também foram homenageados e tiveram presença marcante no Fórum o diretor-presidente da ANVISA, Dirceu Raposo de Mello e os deputados Jofran Frejat, Rafael Guerra e Osmar Serraglio. 

Fotos

55 11 3266-4000